Leia os relatos do meu casamento! Basta clicar nas fotos abaixo...

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

PLANEJANDO SEU CASAMENTO - (PASSO 1)

Olá príncipe ou princesa (noivos!),

Como está? Então, hoje é quinta-feira de novo e é dia de continuar o planejamento do seu casamento. Se você está chegando agora na conversa, recomendo que leia o post comunicado à família, que é o  primeiro dessa sessão.

Comecei a sessão "planejando seu casamento" com o post sobre a comunicação à família porque não tem como começar a organizar um evento como um casamento sem comunicar àqueles que vão participar de forma ativa, pais e irmãos. Serão eles que entrarão no cortejo no grande dia e eles precisam saber que isso vai acontecer.





Além disso, vocês vão precisar da ajuda e boa vontade deles também. Para ajudar a escolher alguma coisa, para buscar alguma coisa que foi encomendada, para colocar a mão na massa e fazer coisas para o casório (no caso dos casamentos mais econômicos).

E indo mais além, lembrem-se, agora vocês formarão uma só família. E juntando os trapos -com ou sem cerimônia, com ou sem festa - é juntar também as dificuldades, os problemas e as chatices de cada família. Desculpe, não quero ser pessimista, mas vocês precisam se lembrar disso tudo, pois nem tudo, em termos de casamento, são flores! Esclarecido este ponto, voltemos ao assunto de hoje.

Agora é hora de pensar em algo muito importante e urgente: A lista de convidados. Saiba que a lista é SOBERANA!!! Sem ela você não consegue fazer nada. É ela (a lista) que vai te dar uma noção de quanto você terá que gastar, o tamanho que deve ter o espaço para cerimônia e festa, quantas mesas e cadeiras tem que ter, a quantidade de comida e bebida, etc. E para começar a fazer os orçamentos com os fornecedores essas serão as primeiras coisas que eles vão querer saber.

Algumas perguntas básicas para você pensar na lista: "Quantas e quais pessoas você gostaria de convidar para o seu casamento?", "Quantas e quais não podem faltar de jeito nenhum?", e "Para quantas pessoas comerem vocês podem gastar?".

Façam (você e o noivo, ou você e a noiva) uma lista em ordem decrescente de prioridades, ou seja, por grau de importância para a vida de vocês enquanto pessoas e casal. Comecem pelos mais importantes e que não podem faltar de jeito nenhum, até àqueles que só serão convidados se der.

Para cada grupo de pessoas (família, outros parentes, amigos, o pessoal do trabalho) escolham as que mais participam ou participaram da sua vida, e que não podem faltar de jeito nenhum.



Sugestão de ordem de priorização para sua lista:

- Primeiro! Os mais importantes: Os pais de cada um. Cônjuges dos pais (se estes forem separados). Irmãos com respectivos (namorada(o) ou cônjuge).
- Segundo: Tios e primos de primeiro grau, de segundo grau ou mais (nesta ordem e dependendo da proximidade que vocês tem).
- Terceiro: Amigos que participaram ou ajudaram no início do relacionamento, e os outros amigos de cada um (Amigos de infância, da adolescência, da faculdade e do trabalho).
- Quarto: Amigos da família dos dois lados - os que frequentam a casa, conhecem desde criança, vizinhos muito próximos (sempre na ordem) - e amigos que o casal tem comum.

Para pensar: As pessoas que mais tem contato atualmente são os colegas de trabalho, e não convidá-los pode gerar um mal estar. Por outro lado, veja as prioridades e se é possível realmente incluí-los. Caso contrário, faça um e-mail bem carinhoso comunicando que você irá se casar e explicando que será um evento somente para familiares.

**Tarefa para casa (para os noivos): Comecem a fazer a lista de convidados para ontem, e esteja com ela pronta para nosso próximo encontro, semana que vem! Tire suas dúvidas lá no nosso grupo de discussão Toda Princesa Merece consultoria de casamento.

Para o pessoal lá do grupo vou disponibilizar a planilha para download. Não consegui uma forma de deixar aqui no blog para baixar!

Por hoje é só. Espero que tenha entendido a importância da lista de convidados. 

Beijos,

Julini

ATENÇÃO: as fotos aqui expostas são da minha autoria, caso utilize, faça referência a mim e ao blog.

***Não nos perca de vista, siga-nos nas redes sociais***

 Fanpage    Instagram    Youtube    Twitter    Audios    Pinterest


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,

Agradecemos o seu contato.

Volte sempre!

Beijos,

Equipe Toda Princesa Merece

Não nos perca de vista, siga-nos nas redes sociais...

FACE: https://www.facebook.com/TPMsolucoescriativos

SITE: http://www.todaprincesamerece.com/

TWITTER: https://twitter.com/jusantos_TPM

PINTEREST: http://pinterest.com/jusantos5682/boards/

YOUTUBE: http://www.youtube.com/playlist?list=PLZZLun4Z-U9v4RQQxk54K4g-vZELVBS0c

VIMEO: http://vimeo.com/user19944386

FLICKR: http://www.flickr.com/photos/27979190@N04/

G+: https://plus.google.com/+Juliniaraujosantos/about

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...